TENDÊNCIAS DO SOCIAL COMMERCE
2022-08-04 22:07:01

Se você é um usuário de redes sociais, pode perceber que a forma dos conteúdos tem mudado. Feed, stories e agora os vídeos curtos. Também, entendeu que os formatos devem ser otimizados para mobile. Pois é através dele que a maioria das pessoas acessa e irá acessar as redes sociais no futuro. Com isso, existe um grande potencial para o social commerce e suas tendências.

Tendências de redes sociais

  • O TikTok é a grande tendência, os vídeos curtos se popularizaram no mundo, principalmente no Brasil, assim outras redes sociais buscaram englobar esse modelo e o Instagram criou o Reels. É uma linguagem rápida, fácil e criativa de comunicação. Portanto, essa forma de entregar conteúdo tem sido buscada, tanto que o TikTok expandiu o limite de tempo para 10 minutos. Também houve um aumento dos conteúdos de vídeos verticais;

  • Metaverso, esse é um tema desconhecido da maioria das pessoas, mas está se insinuando, a Meta, empresa que contém o Facebook e o Instagram, deve ser uma das primeiras empresas do ambiente metaverso. Será uma revolução na maneira de comunicação e do social commerce, a ideia é de um espaço virtual através da tecnologia 3D. As pessoas terão avatares para participar do mundo virtual, ou seja, elas podem interagir, trabalhar, comprar ou jogar nesse ambiente. Essa tecnologia emergente, trata de uma realidade imersiva e interativa;

  • Plataformas de áudios, como Spotify e o êxito dos podcasts demonstram como os áudios estão ganhando o ambiente virtual. Esse pode ser um formato para gerar conteúdo de fácil consumo e poder criar relações com a sua audiência;

  • Comunidades se consolidam como tendência nas redes sociais, elas aproximam os indivíduos que se agrupam nelas, debatendo temas e produzindo conteúdo conjuntamente, compartilhando experiências e ganhando identidade. É de extrema importância, pois é da natureza humana fazer conexões e se reunir em torno de interesses comuns;

  • Com o isolamento social, a frequência com que as pessoas permaneciam nas redes sociais aumentou. Assim as marcas buscaram estreitar relações com os seus clientes. Dessa maneira, os conteúdos gerados pelos usuários é a nova moda, os clientes produzem os conteúdos para as empresas, propiciando a sensação de fazer parte de uma comunidade.

Possibilidades do social commerce

  • O Marketing de Influência - é uma nova forma de comunicação com o seu público, é uma forma orgânica. As pessoas influentes na internet e nas redes sociais, os chamados influencers, têm um número muito grande de seguidores e esse público confia nas opiniões dos seus influenciadores. Portanto, consomem produtos e serviços indicados por eles, sendo potencial para o social commerce;

  • Comprar por voz - é outra tendência no mundo digital, muitos mecanismos de busca são feitos através do search voice ou procura por voz que substitui a digitação pela tradução automática da fala em dispositivos. Esse comportamento expandiu e pessoas buscam produtos e serviços através de um comando de voz com intenção de adquiri-los. A otimização das plataformas de busca para reconhecimento de fala permite receber resultados completos;

  • Realidade aumentada - através da câmera de um smartphone e aplicativo, as pessoas veem elementos que não estão no mundo real. Assim, pode-se saber mais sobre o produto, ver detalhes, mudar elementos, assistir um vídeo sobre o produto. Também, poder comprar algo com mais informações, diminuindo a possibilidade de se arrepender da compra ou se frustrar com a aquisição;

  • Personalização de conteúdo - através da jornada dos clientes, comportamento anterior, histórico de navegação, compras, buscas, dados demográficos, obtêm-se informações. Assim, é possível realizar ofertas especiais e recomendações de produtos. O objetivo é desenvolver ações de marketing segmentadas ou individualizadas e poder oferecer experiências diferentes de acordo com cada cliente;

  • Responsabilidade Social - é o modo de pensar e agir de pessoas físicas e jurídicas, com objetivo de contribuir para uma sociedade mais justa, pensando no bem-estar comum e no próximo. As ações influenciam no meio ambiente, na vida das pessoas e em causas sociais. Essa tendência é um quesito escolhido por muitas pessoas no momento de adquirir um produto ou serviço, assim, agrega valores para a marca de uma empresa e no social commerce.

Aproveite as mudanças para seu negócio

O mundo muda com uma velocidade incrível. Por isso, somente a curto prazo, podemos observar o comportamento dos usuários nas redes sociais e indicar o que irá ou não acontecer. Assim, outra tendência que vem crescendo nos últimos anos é o próprio social commerce. As pessoas estão comprando através das redes sociais e a propensão é que, cada vez mais, o consumo será através das redes sociais como WhatsApp, Facebook e Instagram. As vendas online cresceram muito durante a pandemia e se integraram nos hábitos de consumo das pessoas.

Verificar as condutas e atitudes das pessoas nas redes sociais agora, observar os sinais que indicam a trajetória dos usuários, pode permitir traçar um panorama do universo virtual. Dessa forma, também, antever algumas tendências para breve. Tendência significa uma inclinação que leva alguém a se mover em direção a outra coisa ou pessoa. Buscar conhecer esse movimento é se engajar ou utilizar tecnologias que irão bombar brevemente. Permitirá que se invista em tendências certas, ou seja, nos veículos certos para transmitir a sua mensagem.