Social Commerce é o ato de comprar através das redes sociais, estas permitem a interação social, onde as pessoas se auxiliam na compra e venda de produtos e serviços online.
Traduzindo para o português, quer dizer comércio social, ou seja, utilizar as redes sociais para promover e vender os seus produtos e serviços.
Conforme o mundo da conectividade evoluiu, surgiram novas ferramentas de comunicação. Por exemplo, as redes sociais, capazes de gerar compartilhamento e interação entre as pessoas no mundo todo. Além disso, permitem construir uma comunicação inteligente, baseada em afinidades e assuntos comuns. As empresas acompanharam essas mudanças de comportamento de seus consumidores, buscando novas estratégias para se relacionar e se aproximar dos seus clientes, utilizando essas redes sociais.
Pelo fato de ainda haver muitas pessoas que não se sentem seguras com as compras online, é recorrente elas acessarem as avaliações dos outros consumidores. Por isso, leem os comentários sobre a experiência da compra e, assim, optarem por comprar em determinadas plataformas que exibem o feedback dos seus clientes. Então, o poder de alcance do social commerce é enorme.
Com a pandemia, o e-commerce se expandiu e muitas pessoas aderiram a essa prática e alcançaram os seus benefícios, entre eles a comodidade.
Pode-se dizer que o social commerce é uma estratégia para a promoção e para a venda de seus produtos e serviços. Bem como é uma integração entre o e-commerce e as redes sociais. Mas não somente, pois os sites de e-commerce social para compras coletivas, as plataformas de vendas pessoais e as ferramentas de avaliação de empresas e produtos também fazem parte dessa estratégia.
Assim, é necessário criar um espaço que permita que o público faça compras por esses canais. Além disso, poder interagir com a empresa, compartilhar as suas opiniões e experiências e emitir avaliações.
Ações necessárias para aplicar o Social Commerce
- Criar conteúdo de alta qualidade que atenda às principais necessidades e interesses dos seus consumidores. Ou seja, conteúdo de valor e útil para atrair o seu público - é aparecer na rede social certa para o seu público-alvo;
- Adaptar o seu conteúdo para as redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube, etc.) ou para Blog - há diversos formatos (textos, imagens, vídeos, áudios);
- Promover a interação com o seu público - incentivando o público a interagir, mostrando que valoriza a opinião dele e respondendo as suas mensagens. Uma estratégia é oferecer incentivos (desconto, brindes) para estimular a participação do usuário. Isso é essencial para o Social Commerce;
- Encorajar os clientes a fazer avaliações - muitos consumidores buscam informações e orientações de outros usuários antes de realizar uma compra;
- Monitorar a reputação da marca - é importante saber o que as pessoas dizem sobre a sua marca. Portanto, as avaliações positivas podem construir uma boa reputação, já as negativas podem destruí-la;
- Incorporar a loja virtual nas redes sociais - melhora a experiência do usuário, permite que ele visualize o produto e já é direcionado para o e-commerce;
- Atualizar-se com as tendências - os desejos das pessoas mudam com grande velocidade. Por isso, é importante se atualizar para se adaptar ao novo mercado e até desenvolver materiais para novos formatos como, por exemplo, vídeos curtos;
- Construir a vitrine virtual - colocar os melhores produtos com menores custos, mostrar os seus produtos de sucesso.
Com isso, será possível tirar máximo proveito da estratégia do Social Commerce.
Quais os benefícios dessa estratégia?
- A otimização da compra - fica mais fácil comprar através das redes sociais, facilita o processo tanto para o consumidor quanto para empresa. Há maior comodidade e melhor oportunidade de fidelização;
- Geração de autoridade para a marca - constrói conteúdos relevantes e úteis para os consumidores, com a apresentação de um material de alta qualidade. Isso faz crescer a autoridade da marca e melhora a confiança do público com a empresa;
- Promoção da intimidade do cliente com a empresa - humanizando e fortalecendo essa relação consumidor-marca;
- Segmentação de mercado - identifica um grupo de pessoas com preferências semelhantes e segmenta os anúncios segundo as características do seu público-alvo. Assim, alavancando os resultados e fidelizando a clientela.
O social commerce permite uma experiência de compra mais interativa, mais humanizada, mais afetiva. Isso acontece, pois adiciona experiência social, assim, as chances das pessoas pensarem no seu produto ou serviço na hora de comprar são muito maiores.