A princípio, o distanciamento social, imposto pela presença do coronavírus, proporcionou que as redes sociais ganhassem novos adeptos de todas as idades e localidades, na intenção de aproximar as pessoas. Assim, novas tendências e gostos surgiram, mudando as formas de se relacionar também.
Com isso, os números sofreram significativas transformações, como demonstra o panorama atual nas tabelas abaixo:
As 25 redes sociais mais populares do mundo são: |
REDES SOCIAIS | USUÁRIOS ATIVOS | REDES SOCIAIS | USUÁRIOS ATIVOS |
1. Facebook | 2,797 bilhões | 13. Qzone | 517 milhões |
2. Youtube | 2,291 bilhões | 14. Kuaishou | 481 milhões |
3. WhatsApp | 2 bilhões | 15. Pinterest | 459 milhões |
4. Facebook Messenger | 1,3 bilhões | 16. Reddit | 430 milhões |
5. Instagram | 1,287 bilhões | 17. Twitter | 396 milhões |
6. WeChat | 1,225 bilhões | 18. Skype | 300 milhões |
7. TikTok | 732 milhões | 19. Tieba | 300 milhões |
8. Douyin | 600 milhões | 20. Quora | 300 milhões |
9. QQ | 595 milhões | 21. Viber | 260 milhões |
10. Telegram | 550 milhões | 22. Linkedin | 250 milhões |
11. Snapchat | 528 milhões | 23. Teams | 250 milhões |
12. Weibo | 521 milhões | 24. Imo | 200 milhões |
(Leia na íntegra aqui) | 25. Line | 169 milhões |
As 10 redes sociais mais usadas no Brasil são: |
-
WhatsApp | 165 milhões |
-
YouTube | 138 milhões |
-
Instagram | 122 milhões |
-
Facebook | 116 milhões |
-
TikTok | 73,5 milhões |
-
Messenger | 65,5 milhões |
-
Linkedin | 56 milhões |
-
Pinterest | 30 milhões |
-
Twitter | 19 milhões |
-
Snapchat | 7,6 milhões |
(Leia na íntegra aqui) |
O Facebook no Brasil foi perdendo espaço mesmo antes da chegada do WhatsApp, especialmente para os mais jovens que migraram para o Instagram.
Panorama das redes sociais no Brasil
- WhatsApp - Hoje no país, o WhatsApp é a rede social mais popular entre os brasileiros. Assim, apelidado por eles de “zapzap”, esse aplicativo está instalado em quase todos os aparelhos smartphones. Além disso, não é utilizado apenas para a comunicação pessoal, muitos negócios são feitos pelo WhatsApp: vendas, consultas médicas, orçamentos, propagandas e etc.;
- YouTube - No mundo e no Brasil é a segunda rede social que mais tem usuários. Também é a principal forma de acesso a vídeos entre as redes sociais;
- Instagram - É a terceira rede social mais utilizada no Brasil, seu formato é voltado para dispositivo móvel, hoje além de permitir fotos com diversas proporções, é possível postar vídeos, stories e outros. As lives, muito difundidas na pandemia, também são bastante populares no Insta (seu apelido entre os brasileiros). Além disso, o Instagram Reels, utilizado desde 2019, imita o TikTok, possibilitando a criação de vídeos curtos (pequenos clipes). Assim, se destaca entre as redes sociais pela sua versatilidade;
- Facebook - Pertence a empresa Meta que também tem outras três redes sociais (WhatsApp, Instagram e Messenger). No Brasil perdeu um pouco a popularidade e está em quarto lugar, mas no mundo segue como a rede mais utilizada. Ela é uma rede social bastante versátil, serve para encontrar pessoas, relacionar-se com família e amigos, para se informar e fazer negócios;
- TikTok - Primeiramente, ganhou popularidade rapidamente no Brasil e agora está na quinta posição. Muito utilizada pelo público jovem, celebridades, profissionais e empresas. Também, na pandemia, serviu como entretenimento e foi quando mais pessoas começaram a utilizar essa rede social.
O que é uma rede social?
Como visto, há muitas outras redes sociais populares no Brasil. Por isso, convém apresentar uma definição de rede social. A princípio, redes sociais são estruturas formadas dentro ou fora da internet, por pessoas e organizações que se conectam a partir de interesses ou valores comuns.
Contudo, no mundo virtual são necessários aparatos tecnológicos para conectar as pessoas ou empresas em redes, ou seja, a conexão acontece por aplicativos ou sites. Dessa forma, hoje é praticamente impossível não se utilizar de alguma rede social advinda do mundo tecnológico. Porque se ausentar dessas redes é praticamente ficar fora do mundo social e profissional.