Um influenciador digital é uma pessoa que se utiliza de diferentes mídias sociais e consegue engajar e atrair um grupo de pessoas que tem interesse nos seus conteúdos, ou seja, um influencer se utiliza das redes sociais, gerando conteúdos que domina ou que tenha preferência para se comunicar com pessoas ou comunidades que têm interesses em comum e, assim, geram impactos neles. Com o passar do tempo, essas pessoas apreciam os influenciadores e passam a confiar e imitar o seu comportamento.
Você pode se tornar uma influenciador digital seguindo alguns passos:
Nicho - escolha um nicho, é importante delimitar o assunto sobre o qual baseará o seu conteúdo, assim, vai poder construir uma comunidade e gerar engajamento. Além de poder se aprofundar e se tornar uma autoridade. Escolha temas que goste, ou que domine e que te interessem. Assim, fica muito mais fácil criar conteúdos relevantes que vão interessar a sua audiência e tenham afinidade com você;
Persona - encontre a sua persona, segmentar a sua audiência é encontrar um grupo de pessoas que tenham interesse pelo tema que irá abordar, pois assim conseguirá atrair seguidores, é para esse público que o assunto estará focado. A sua audiência está ligada ao seu nicho de atuação;
Canal - é o meio através do qual se comunicará com a sua audiência, é onde irá colocar o seu conteúdo. Escolha os canais de comunicação mais adequados para cada público, opte pelo canal mais indicado para se ligar à sua persona e para o seu nicho de atuação. Busque entender onde está o seu público. Atue em uma ou mais plataformas: YouTube, Instagram, Linkedin, Pinterest, TikTok, Twitter, etc.;
Conteúdo - crie conteúdos relevantes e com certa periodicidade para o seu público. É preciso manter contato com a sua audiência oferecendo conteúdos interessantes para ela. Mantenha um cronograma, com dia e hora, além de se utilizar de uma ferramenta de gestão de redes sociais;
Tráfego - gerar cada vez mais tráfego para atingir uma audiência cada vez maior. Há muitas ações como: comentar e incentivar comentários nos conteúdos, fazer links com sites com temas em comum, investir em tráfego pago, usar CTAs, chatbots (tecnologia usada em aplicativos de mensagens que fazem atendimento ao cliente);
Interação - é uma das melhores maneiras de conquistar o engajamento da sua audiência. Responder às perguntas dos seguidores é importante para que haja um maior envolvimento deles, pois eles entendem que são importantes para você;
Parceria - importante que haja colaboração entre os influenciadores, é possível alcançar os seguidores uns dos outros. Ambos devem falar dos mesmos temas ou devem ter afinidades ou, ainda, devem ter o mesmo nicho de mercado. Pode-se compartilhar e criar conteúdos em comum.
Essas são algumas ações efetivas. Além disso, um influenciador de sucesso deve ter algumas características, como:
Competência - dons ou habilidades desenvolvidas e aprendidas;
Atitude - firmeza e coerência de atitudes;
Comunicação - boa capacidade de comunicação visual e auditiva.
Aprenda mais sobre o tema se deseja ser um prestigiado influenciador digital.